Um Minuto sem Silêncio para conscientizar sobre câncer de próstata
O Hospital de Câncer de Barretos, em parceria com o Flamengo, promoveu a ação Um Minuto Sem Silêncio na Semana Mundial de Combate ao Câncer. Para alertar todos os homens sobre o câncer de próstata e acabar com o preconceito que existe sobre essa doença, o tradicional minuto de silêncio foi quebrado. Na partida Flamengo vs. Boa Vista, que aconteceu no último sábado, durante um minuto, todos os torcedores no estádio ouviram sobre a importância da prevenção. A ação, que traz o mote “Quando o barulho salva vidas”, foi criada pela WMcCann.
Há menos de um mês, o ex-jogador Gaúcho, ídolo do Flamengo, faleceu em decorrência de um câncer de próstata, que é o 2o tipo de câncer que mais mata homens no Brasil. São mais de 60 mil novos casos por ano dessa doença que cresce por causa do preconceito e da falta de informação.
O exame é rápido e associado ao PSA permite o diagnóstico precoce. Quando diagnosticado no começo, o paciente tem o dobro de chances de se curar. A recomendação é que homens com mais de 50 anos procurem um médico e marquem o exame.