WMcCann desenvolve estratégia de marca da Holding YDUQS, antiga Estácio Participações

29 de julho de 2019

A Estácio Participações, holding do grupo Estácio, passa a se chamar YDUQS. Após o crescimento da Universidade a nível nacional, com 93 campi e presença em todos os estados do Brasil, foi designada à WMcCann a tarefa estratégica de desenvolver uma nova representação para a holding, que abre uma nova fase de crescimento para o grupo. A missão foi dada à WMcCann logo após a agência contribuir para um recorde histórico de captação de calouros da Estácio, desde a sua fundação em 1970. Em relação ao ano passado, a Universidade Estácio aumentou 12,6% o número de alunos matriculados.

Como parceira de negócios da Estácio desde 2018, a WMcCann teve um papel estratégico neste processo, sendo a responsável pela construção da marca da holding, avaliando as marcas de mercado, as possibilidades de expansão e de posicionamentos diferentes, criação do nome e logo, e, por fim, a introdução da YDUQS ao mercado.

“A Estácio foi fundada em 1970, e a qualidade do nosso ensino criou um grupo com mais de 500 mil alunos e um negócio pujante”, diz Cláudia Romano, Vice-Presidente de Relações Institucionais da Estácio. “Com essa mudança, teremos uma agilidade maior para explorar oportunidades e inovar num mercado que hoje é muito dinâmico. Estamos preparando a empresa para os próximos 50 anos”.

“A Estácio, durante sua trajetória, revolucionou, democratizando o ensino superior. Crescemos e nos tornamos uma marca nacionalmente reconhecida. Agora, chegou a hora de evoluirmos para novos negócios. Com a nova marca da holding, podemos dedicar recursos em negócios já existentes e construir posicionamentos diferentes por meio de novas empresas”, complementa Eduardo Guedes, diretor de Marketing e Mídia da empresa.

A estratégia para a criação do nome YDUQS se baseia na junção da letra “Y”, que representa a primeira geração 100% conectada, com a sonoridade e radical EDUX, destacando que é um grupo focado em educação. O “Y” também representa na linguagem digital, o sinal de “thumbs up”, “positivo”, “OK”, “Formou” (que faz alusão ao posicionamento da Estácio). Uma roupagem moderna que traz leveza e inovação.

“Sem dúvida, esse foi um projeto muito desafiador para nós”, afirma Marcio Borges, VP executivo e diretor-geral da WMcCann Rio. “Nos envolvemos profundamente, participando de inúmeras reuniões com a diretoria executiva, entendendo a fundo sobre o movimento de todos os players do mercado, as possibilidades futuras e avaliação de cenários, até chegarmos em um resultado que realmente traduzisse tudo isso e pudesse ter um impacto real para o negócio do cliente.”    

A mudança não se trata apenas do nome, é um marco para a holding, que consolida a tradição dos 49 anos da Estácio em educação e prepara o grupo para um futuro crescente. A YDUQS irá abrigar a marca Estácio e incluir diversas possibilidades de outras marcas e outras unidades de negócio no futuro. O nome Estácio se mantém nas atuais operações no segmento de Ensino Superior.